O chá verde é uma bebida feita a partir da folha de Camellia sinensis, rica em compostos fenólicos que atuam como antioxidantes e nutrientes que proporcionam diversos benefícios à saúde, incluindo a prevenção e o tratamento de diversas doenças.

A presença de flavonóides e catequinas garante as propriedades do chá verde , como antioxidante, anti mutagênico, antidiabético, anti inflamatório, antibacteriano e antiviral, além de ação preventiva do câncer.

Este chá pode ser encontrado na forma de pó solúvel, cápsulas ou saquinhos de chá, podendo ser adquirido em supermercados, lojas on-line ou em produtos naturais.

Quais são os benefícios do chá verde?

Assim como outros tipos de chá como o chá branco, chá preto que também são derivados da planta Camellia Sinensis. Ele possui diversos benefícios para aqueles que consomem seu líquido com certa regularidade. Vamos acompanhar alguns deles?

Como o chá verde vem das folhas da Camellia Sinensis, ele acaba tendo uma grande quantidade de polifenóis que acabam reduzindo o risco de câncer e possíveis inflamações no consumidor.

Além disso, quase que 30% de toda composição em polifenóis ajuda na antioxidação natural e na prevenção de danos às células. E o impacto é tão positivo para o corpo que o EGCG que é um composto presente nesse tipo de chá, está sendo estudado e usado como base para tratamento de diversas doenças.

Chá verde 1.Função Cerebral

Como possui princípio ativo de cafeína, este tipo de chá mantém a pessoa acordada por mais tempo e ao mesmo tempo estimula a função cerebral, sem agitação ou ansiedade. E ainda por cima, combate a ansiedade e aumenta os níveis de dopamina, conhecida como o hormônio da felicidade.

2. Desempenho Físico e Emagrecimento

O chá verde possui relação direta com a queima de gordura e metabolismo acelerado. Já que estudos comprovam que ele aumenta em até 4% o gasto de energia e a oxidação da gordura em até 17%.

3. Doenças como Câncer

Não podemos fechar os olhos para algo tão importante, esta infusão de chás proporciona uma prevenção para esta doença. Visto que o câncer é a causa do crescimento descontrolado das células, principalmente se forem causadas pelo dano oxidativo.

Estudos feitos com o chá verde mostram que nos homens que consumiam regularmente a bebida tiveram cerca de 48% menos chance de desenvolver câncer de próstata e nas mulheres, cerca de 20 a 30% menos risco de câncer de mama.

Uma dica importante aqui é não adicionar leite ao seu chá, porque conforme estudos mostram isso diminuir a quantidade de antioxidantes na bebida.

4. Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 está associado a níveis elevados de açúcar no sangue devido à resistência à insulina ou à incapacidade do corpo de produzir insulina.

Um estudo descobriu que o chá verde melhora a sensibilidade à insulina e reduz o açúcar no sangue. Outro estudo descobriu que pessoas que bebiam chá verde tinham um risco 42% menor de desenvolver diabetes tipo 2.

Um terceiro estudo descobriu que o chá verde evitou a perda significativa de albumina em diabéticos e pode ser usado como um aliado no tratamento de doenças renais relacionadas ao diabetes.

5. Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica mais comum em idosos e leva à demência. Em segundo lugar está a doença de Parkinson, que está associada à morte de neurônios produtores de dopamina no cérebro.

Vários estudos mostraram que as componentes do chá verde têm um efeito protetor nos neurônios animais, sugerindo uma redução potencial do risco de Alzheimer e Parkinson em humanos.

6. Coração

Devido às suas propriedades antioxidantes, este chá ajuda a regular os níveis de colesterol, especialmente o colesterol ruim, o LDL. Além disso, previne a formação de coágulos sanguíneos e reduz o risco de formação de coágulos e, consequentemente, de ataques cardíacos e derrames.

7. Envelhecimento Precoce

O chá verde contém um grande número de antioxidantes que previnem o envelhecimento celular, combatendo os radicais livres, mantendo a pele hidratada e saudável e prevenindo as rugas.

8. Resistência aos esportes

Segundo alguns estudos, o consumo regular de chá verde melhora a prática de exercícios, além de estimular o corpo a usar a gordura para obter energia e aumentar o gasto calórico.

Preparo do seu chá verde

Você pode fazer a infusão de chás para sua bebida combinando com algumas folhas de menta e limão ou mesmo sozinho. Quando adicionamos outras folhas, isso faz com que o gosto amargo dele seja mascarado, o que ajuda no paladar.

Aqueles que gostam de perder peso e ao mesmo tempo trabalhar e fortalecer o sistema imune, uma pedida é adicionar limão.

Ingredientes:

  • Suco de meio limão;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá, do chá verde.

Chá verde Como preparar:

Nas folhas verdes, adicione água quente e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Depois apenas coe e adicione o suco de limão e pode beber.

Como tomar:

O ideal é ser consumido de 3 a 4 xícaras diárias, principalmente entre as refeições, já que ele diminui o cálcio e o ferro que é absorvido pelo corpo. Durante o período de amamentação ainda é aconselhável que não seja ingerido mais de 1 a 2 xícaras diárias do chá verde.

Contraindicações

Não é recomendado a ingestão da bebida para pessoas que tenham problemas na tireóide, já que existem estudos que afirmam que o chá pode alterar o funcionamento da glândula. Quem sofrer de insônia, também é recomendado não ingerir já que devido a cafeína pode interferir mais ainda no sono.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se para receber nossos tutoriais semanais sobre chás.