Já falamos aqui no blog sobre as definições de chá puro, infusão e blend de chás. Mas para tirar todas as dúvidas, hoje quero conversar somente sobre blends. Para muitos eles podem ser ruins, por não serem chá puro e é aí que se enganam. 

A combinação de sabores e texturas nessas misturas de ervas pode ser muito mais saborosa do que apenas um chá puro. Mesmo que você não tenha lido nosso último conteúdo, pode ficar calmo que vamos explicar tudo agora.

O que é um blend de chás por definição?

Blend por definição é uma palavra de origem inglesa, sua tradução literal significa mistura. E acaba sendo aplicada em diversos segmentos. No nosso caso, um blend de chás é uma mistura de dois ou mais ingredientes para criar uma infusão de chá.

Essa infusão pode ser criada tanto com raízes, folhas, caules, flores, frutas e até mesmo especiarias e óleos essenciais. Não existe limite para criatividade e combinações possíveis.

Claro que existem aqueles blend de chás que são mais clássicos e mais comuns de se achar. Por exemplo, chá preto com óleo de bergamota e chá verde com menta.

Quem é o Tea Blender?

O Tea Blender é um profissional qualificado para criação de blends. Ele tem a capacidade de criar uma arquitetura harmoniosa entre textura e sabor com diferentes ingredientes.

Como ele é um especialista, cabe a ele com seu conhecimento técnico entender sobre os principais tipos de chá de cada região e conhecer seus perfis sensoriais e compreender seus ingredientes.

Claro que para ser um especialista em blend de chás, é necessário estar em constante aprendizado, explorando novas opções, temas e combinações. Criar suas próprias linhas de chá também faz parte das tarefas deste profissional.

Como é o processo de criação de um blend?

Bom, não é uma tarefa simples criar blend de chás. Não é só misturar ingredientes, é mais do que isso. É trabalhar um ingrediente descobrindo novas abordagens e possibilidades, trazer um elemento novo para equação que possa ser explorado. 

E claro, existem os blends que possuem propósitos específicos como fortalecer o sistema imunológico ou trabalhar propriedades relaxantes no organismo do consumidor e por aí vai. 

Seleção de Ingredientes

É considerada uma das etapas fundamentais, pois é daqui que vem a matéria prima base para a qualidade do blend, com sabor característico e notas aromáticas.

Para definir se um ingrediente é de boa qualidade para um blend de chás, é importante observar o tamanho, integridade das flores, frutas, folhas ou ervas e especiarias. E portanto, não é incomum que um profissional de blends tenha mais de um fornecedor na região.

Testes

Depois de ter os ingredientes corretos e entendê-los como perfil, vem a parte do teste. Aqui é testado cada parte do blend, se os ingredientes na parte não entrem em conflito entre si, se há harmonia sensorial entre gostos e cheiros, se algum se sobressai ou se sobrepõe a outro e se será necessário outros tipos de análises.

Por isso, não é incomum que até chegar no blend de chás ideal várias mudanças ocorram no meio do caminho para atingir o objetivo.

Quantidade

E claro é necessário balancear a quantidade em gramas de cada ingrediente, para que se tenha o equilíbrio em cada elemento. Aqui o ponto não é ter a quantidade exata de cada um, mas sim diferentes entre si para se harmonizarem e buscarem o objetivo inicial.

A arte de criação de chás não é na precisão quase cirúrgica, às vezes é apenas na essência o equilíbrio. Por isso, o processo é completo e longo e exige profissionais capacitados.

Conclusão

O que podemos concluir com este conteúdo, que a criação de um blend de chás vai muito mais além do que misturar qualquer ingrediente em uma xícara, por exemplo. Requer estudo e conhecimento amplo sobre matéria prima e ingrediente.

Sabe explorar ao máximo o que cada coisa pode trazer para a infusão, é saber que as quantidades não precisam ser únicas e iguais e podem ter variações entre si. Além de contar com um profissional especializado somente nisso, que é capaz de extrair o melhor de cada aspecto do preparo.

É sabido que muitos blend de chás tem objetivos medicinais para a saúde do organismo, outros que trazem ensinamentos medicinais de ciências orientais para trazer o equilíbrio e bem estar para quem os consome.

Beber um chá hoje não é mais só ingerir um líquido, é um passo para uma boa qualidade de vida. Nós da Tea Road temos blend de chás baseados na ciência Ayurveda. Trazendo chás com propriedades curativas para nossos consumidores, para ampliar a sensação de relaxamento e bem-estar e ainda limpando o organismo de dentro para fora.

Trabalhando as funções diuréticas, auxiliando na digestão e limpeza do sangue.