Para quem não conhece o chá de rooibos vem de um arbusto chamado Aspalathus linearis, que é muito usado na África do Sul. Inclusive é considerado uma tradição milenar nesse país o consumo desse chá.

A bebida derivada da infusão das folhas deste arbusto produzem uma bebida com sabor adocicado e avermelhada, inclusive pode ser combinada com outros blends de chá e pode ser consumida com leite.

O chá de rooibos traz diversos benefícios à saúde de quem o consome, além de um sabor que pode ser misturado com outras ervas para ser acentuado. Continue a leitura para saber mais!

Benefícios do consumo do chá de rooibos

Não é apenas uma bebida para ser consumida, não é a toa que é considerada uma erva medicinal devido a quantidade nutrientes que é capaz de prover ao organismo. Continue a leitura para conhecê-los!

Antioxidante

O chá de rooibos é rico em antioxidantes como flavonoides, que por sua vez acabam melhorando a saúde cardiovascular e reduzindo o risco de câncer. Já que os antioxidantes protegem as células dos malefícios provenientes dos radicais livres.

Evitando assim o envelhecimento precoce e ao mesmo tempo o enfraquecimento do sistema imunológico.

Minerais

Essa bebida também possui em sua composição grande quantidade de minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio, cobre, manganês e zinco.

O que acaba se tornando excelente para atletas, ou para pessoas que fazem atividade física, lactantes e crianças. Como é considerado um isotônico natural ele acaba repondo os micronutrientes que são perdidos nesse tipo de atividade.

Anti-inflamatório

Ainda dentro dos flavonóides, existe uma substância chamada quercetina que possui propriedades anti-inflamatórias dentro do chá.

Assim reduzindo a inflamação ou dores associadas e influência no relaxamento muscular. Inclusive o chá de rooibos pode ser utilizado no tratamento para diminuição de cólicas menstruais e cólicas em bebês, por isso é importante que as mães que são lactantes consumam o chá.

Antialérgico

O chá de rooibos também contribui para o tratamento e prevenção de alergias nas vias respiratórias como, por exemplo, a asma e a rinite. Possui em sua composição flavonoides que acabam retardando a liberação de histamina no corpo o que contribui para a diminuição das alergias.

Cafeína

Esta bebida, é naturalmente livre de cafeína. O que contribui para o relaxamento, a diminuição dos níveis de estresse no organismo e por sua vez noites mais tranquilas. Sem a sensação de estar sempre em alerta que a cafeína proporciona.

Função Detox

Assim como seu amigo o chá verde, o chá de rooibos é rico em substâncias desintoxicantes que ajudam a acelerar a queima de gordura no organismo e a limpar o fígado de toxinas. Além de uma contribuição no intestino, ainda possui substâncias detox que auxiliam na perda de peso.

Como é o preparo e consumo do chá de rooibos?

Normalmente é utilizada a proporção de a cada 1 litro de água, serem usados 10g do chá. Para aproximadamente uma xícara de 300ml é interessante utilizar apenas 3 gramas da erva.

Com a água fervendo adicione a erva e por fim, desligue o fogão e abafe a mistura. É importante deixar descansando por um período máximo de dez minutos para que a água possa absorver todos os nutrientes e sabores da erva medicinal.

O chá de rooibos também pode ser consumido de forma gelada em dias quentes como uma espécie de refresco, em dias frios quentes como um chá, que além de todos os nutrientes que contribuem para o corpo também o esquenta. O mais indicado é que seja consumido pelo menos uma xícara por dia, a qualquer hora do dia, para que possa usufruir de todos os benefícios.

Mas se mesmo listando todos os benefícios, você ainda fica receoso e questiona o porquê da importância de consumir chá diariamente. Vamos fazer um resumo para você.

Motivos para consumir chá diariamente

  • Não apenas o chá de rooibos, mas outras bebidas como chá preto, chá branco, chá verde são excelentes para o organismo.
  • Aumenta a resistência do corpo
  • Como muitos dos chás possuem flavonóides com capacidade antioxidantes acabam influenciando na capacidade do corpo na queima de gordura, o que é um combustível para atividades físicas e assim melhora a resistência muscular.

Emagrece

Sim, o chá emagrece e principalmente o chá de rooibos. A dica perfeita é você consumir uma xícara de chá 10 minutos de sua atividade física, já que a bebida vai auxiliar na maior oxidação da massa da gordura muscular, além disso ele impacta na queda dos triglicérides e ganho de força muscular.

Proteção do Coração

Inclusive citamos no começo do conteúdo que um dos benefícios é a proteção contra doenças cardiovasculares, mas é importante ressaltar que o resultado foi baseado em testes feitos com pessoas que consumiam de 1 a 3 xícaras de chá por dia.

Nesse ínterim, elas apresentaram 20% menos risco de um ataque cardíaco e 35% menos risco de um acidente vascular cerebral e uma queda no colesterol LDL (colesterol ruim).

Mas atenção! É bom que seja consumido chá de rooibos diariamente, mas mantendo no máximo de 1 a 3 xícaras dia. Mais do que isso, pode ser considerado consumo exagerado e poderá trazer contraindicações para o corpo.

Quando consumido em excesso, os benefícios que o chá poderia dar ao organismo acaba sobrecarregando-o, gerando um aumento nas enzimas hepáticas o que causa sérios danos ao fígado.

Nas mulheres nos casos em que o consumo foi diversas vezes maior que o recomendado diariamente, houve a produção do hormônio feminino estrogênio em excesso o que pode causar desequilíbrio hormonal.

Por isso, consuma conforme a indicação. Não é bebendo litros e litros que sua saúde se tornará de ferro, vai apenas sobrecarregar o corpo. Mantenha um ritmo e os benefícios irão surgir.